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Atualizações

24/12/2018. Atualização do Fórum v1.2. Clique aqui e saiba mais.

24/12/2018. Atualização da GameMode a partir das 19h.

Espaço Vago

Leis do Servidor
Conheça todas as nossas regras e evite tomar punição.

Art.1 Não é permitido fazer DM (Death Match).
O que é um Death-Match (DM)?
DM também conhecido como "mata-mata" nada mais é do que matar/ferir um player sem motivo algum ou simplesmente por que quer.
Art.2 Não é permitido fazer DB (Driver By).
O que é um Driver-By (DB)?
DB é o ato atirar de dentro de um veículo em um pedestre ou atropelar intencionalmente.
Art.3 Não é permitido fazer atos ANT-RPG.
O que são atos ANT-RPG?
ANT-RPG são atitudes irreais na qual você nunca cometeria na vida real.
Art.4 Não é permitido o uso de xiter, cleo mod ou programas externos.
O que é um xiter/cleo mod?
É uma modificação ou programa usado para dar benefícios ao jogador, considerado também como hack.
Art.5 Não é permitido quaisquer difamação ao servidor ou administração.
Art.6 Não é permitido a divulgação de servidores e/ou teamspeak³.
Art.7 Não é permitido fazer o uso de contas old.
O que é uma conta old?
Conta old é o usuário ser banido e entrar com uma conta antiga antes de ser banido.
Art.8 Não é permitido fazer o uso de contas fake.
O que é uma conta fake?
Conta fake é uma conta usada para esconder a identidade real do player ou apenas para passar "tempo".
Art.9 Não é permitido fazer SP (Spawn Kill).
O que é SP?
Spawn Kill significa matar o player quando ele nasce ou entra em um interior e fica travado, isso é aproveitar de um sistema para tirar vantagem sobre o player.
Art.10 Não é permitido ofensas a players e administradores.
Observação: Xingamentos são permitidos (exceto para administração).
Art.11 Não é permitido racismos.
Art.12 Não é permitido a venda de contas, caso for pego será banido.
Art.13 Não é permitido o compartilhamento de contas.
Art.14 Não é permitido abusos de bugs.
Art.15 Não é permitido matar, prender, abordar, assaltar ou sequestrar players em atendimento.
Art.16 Não é permitido exigir ou oferecer dinheiro para não denunciar ou retirar a denúncia.
Art.17 Não é permitido o uso de Joypad.
Art.18 Não é permitido abuso de comando.
Art.19 Não é permitido qualquer tipo de trollagem.
Exemplo: Pegar caminhão de bombeiros e trollar o player jogando água nele.
Art.20 Não é permitido floodar qualquer tipo de chat.
O que é um flood?
Mandar a mesma mensagem várias vezes (Máximo 3 vezes)
Art.21 Não é permitido ofender, xingar e fazer citação de algum player, organização ou administrador nos anúncios.
Observação: Anúncios tais como, /ang /gov, /no.
Art.22 Não é permitido surfar em veículos.
Art.22.1 Apenas é permitido surfar dentro do /mala ou em veículos com carroceria aberta como o Bobcat com limite de 3 pessoas.
Art.23 Não é permitido o abuso de poder de quaisquer natureza.
Art.24 Não é permitido mandar relatórios asneiros ou indevidos.
Art.25 Não é permitido utilizar comandos em administradores em modo trabalho. Ex: /assaltar, /su, /m, etc.
Art.26 Não é permitido uso de bazuka de perto, caso isso ocorra será punido de acordo com a punição para ANT-RPG.
Observação: A bazuka de perto só acontece quando o jogador que usou a bazuka toma dano.
Art.27 Não é permitido reagir ações 3x1 tanto para cops quanto para criminosos.
Exemplo: Receber voz de assalto 3x1 e reagir sendo algo ant-rpg.
Observação: Só poderá reagir 3x1 caso esteja em um veículo, caso esteja a pé não poderá reagir.

Art.1 Gangster's poderão fazer pontos de tráfico em determinados locais a cima de 3 membros.
Art.2 Fuga da penitenciária só pode ser feita com 3+ membros.
Art.3 É permitido ter confrontos entre organizações criminosas fora de territórios, exceto em Hospitais, Prefeitura e Spawn Civil.
Exemplo: Gangster vs Gangster, Terrorista vs Terrorista, Mercenário vs Mercenário.
Art.4 Bqgg’s colocados de modo que fiquem flutuando são consideradas abuso de bug, e as que são colocadas em lugares inapropriadas, como por exemplo em cima de carros, são consideradas bqgg’s indevidas.
Art.5 Procurados podem abrir fogo contra a policia sem necessidade do /m.
Art.6 Gangsters, Mafiosos, Mercenários e Terroristas podem fazer invasão em uma HQ rival, para criar uma espécie de guerra entre rivais fora dos territórios.
Art.7 Só é permitido fazer uma invasão com 4 membros online incluindo um C4+ e mandando o /ang com o nome da ORG que vai invadir e o tempo de duração da invasão. Caso o tempo da invasão termine antes de todos morrerem os invasores terão que sair da HQ rival.
Observação:Tempo máximo de invasão: 10 Minutos.
Art.9 Só é permitido fazer uma invasão a mesma HQ uma vez a cada 1 hora.
Art.10 Não é permitido a junção de organizações rivais do mesmo tipo.
Exemplo: Gangster com Gangster, Máfia com Máfia, etc.

Art.1 A Polícia Militar é responsável pela orientação de novatos do servidor, assim como na vida real o policial esclarece dúvidas para a sociedade.
Art.2 Não é permitido o uso de taser e spray em batalha.
Art.3 Para um player se render ao policial não é obrigatório o policial mandar /m, se ele estiver de /hd(/handsup) já vale.
Observação: O policial deve aceitar a rendição do suspeito que estiver de /hd independente do /m.
Art.4 Não é necessário estar de /HD para ser algemado, desde que o meliante não esteja em movimento/fuga.
Art.5 Caso um TH (Tentativa de Homicídio) ou H (Homicídio) for flagrado não é obrigatório mandar o /m para efetuar a prisão do mesmo, mas é obrigatório aceitar rendição caso o mesmo se renda.
Observação: Essa regra só se aplica caso seja em "flagrante"
Art.6 É dever dos policiais dar um /m exemplar.
Observação: Podem optar usar o /voz também.
Art.7 Deve-se usar o /m sempre que for dar uma ordem, prender ou revistar um jogador.
Art.8 Independente do level de procurado é obrigado aceitar rendição do jogador.
Art.9 Caso seja aplicado o /m, o policial é obrigado a aceitar a rendição se o suspeito acatar a ordem.
Art.10 Procurados podem abrir fogo contra a policia sem a necessidade do /m.
Observação: Em caso de troca de tiros a polícia não é obrigada a aceitar rendição dos mesmos.
Art.11 Caso o jogador estiver /hd e sair do /hd não é obrigatório o policial aceitar rendição, exceto se o mesmo demonstrar que foi sem querer.
Art.12 Caso o jogador for algemado e não obedecer a ordem do policial podem ser aplicados até 2 /su dop e não serão considerados como su duplo. Se mesmo assim o player persistir em não obedecer a ordem basta aplicar o /su RP (Resistência a prisão) e matar o meliante.
Art.12.1 O su dop só pode ser usado a cada intervalo de ordens.
Exemplo: Dei uma ordem e o player desacatou, dou um su dop e dou outra ordem, se persistir em desobedecer aplico outro (MAX 2 E SÓ QUANDO ESTIVER RENDIDO - REGRA INTERLIGADA A ART.12).
Art.13 Policiais só podem revistar um jogador com 2+ membros. Já em HQ's/Territórios são necessários 4+ membros.
Art.13.1 Para revistar os meliantes é obrigatório que eles estejam de /hd (/handsup).
Art.14 O Líder de uma organização policial é o único que tem a autorização de revistar sozinho, caso seja necessário.
Art.15 Ao fazer uma batida na HQ (Invadir para revistar meliantes) pode ser aplicado os /su: Drogas, Materiais e Dinamite.
Art.16 Policiais só podem invadir HQ's e Territórios para pegar procurados caso estejam com 2+ membros.
Art.17 Policiais que estiverem perseguindo procurados e ele entrar na HQ/Território poderá invadir sozinho, somente se estiver próximo ao suspeito.
Art.18 Se um COP for atrás de um procurado que esteja em sua HQ e os outros membros da org ajudarem o suspeito a fugir ou reagir o COP poderá dar /su cúmplice em quem estiver ajudando o suspeito.
Art.19 Policiais que fizerem o uso do /vpd são obrigados a continuar a perseguição e tentar prendê-lo até que o tempo termine.
Art.20 Policiais podem fazer OP Anti-Tráfico de armas e drogas,em determinados locais que se encontrarem a venda do produto, isso com +3 membros.
Observação: Com exceção de territórios.
Art.21 O /su tráfico só pode ser aplicado caso tenha um meliante vendendo os seus produtos.
Art.22 O /su fuga pode ser aplicado a cada troca de cidade (LS/LV/SF) do meliante.
Exemplo: Um procurado foge de LS para LV, leva um /su fuga, com isso foge para SF, leva outro su fuga e assim sucessivamente.
Art.23 Apenas a Polícia Federal tem direito de revistar e prender membros do governo.
Art.24 Proibido dar /su com o player de esc.
Art.25 Se um policial for impedir um roubo e os jogadores estiverem esperando o furto acontecer para ganhar os benefícios do roubo, o policial poderá dar /su roubo em todos que estiverem no local.
Art.25.1 Durante um roubo o policial não é obrigado a mandar o /m para atirar "dentro" do local de roubo, entretanto, caso o roubo acabe o policial é obrigado a efetuar o /m antes de efetuar disparos.
Art.26 O /su pia deve ser aplicado sempre que um meliante porta uma arma na mão, seja ela arma de fogo ou arma branca.
Art.26.1 O cidadão só pode possuir uma pistola com até 50 balas para sua legítima defesa, e é obrigado ter o porte de armas. Outras armas ou armas brancas apenas será permitido para policiais, seguranças e membros governo.
Art.26.1.1 Caso o cidadão passe de 50 balas o /su pia pode ser aplicado normalmente, lembrando que o limite de 50 balas é apenas para legítima defesa.
Art.26.2 Caso a arma for encontrada no inventário (/revistar), não será permitido apreende-la nem efetuar o /su pia.
Art.26.3 O /su pia pode ser aplicado mesmo se o meliante estiver com a arma pra fora do carro (De "H").
Art.27 Em Loja de Armas, se um jogador estiver no menu de compras não poderá ser aplicado o /su PIA, mas caso corra até lá para se livrar do /su, pode ser aplicado se tiver provas.
Art.28 O /su invasão só é permitido após mandar o invasor sair do lugar restrito usando o megafone(/m) para isso.
Observação: Dar um tempo de até um minuto para o jogador se retirar do local.
Art.29 Segurança do Governo em defesa do(a) Governador(a), podem atirar sobre possíveis tentativas de homicídio.
Art.30 Proibido dar voz de revista/prender com meliante de jetpack.
Art.30.1 Essa regra não é válida caso o mesmo estiver no chão, sendo assim, o jogador no jetpack é obrigado a acatar a ordem.
Art.31 A policia só deve atirar contra um procurado caso for para proteger a sua vida, a vida de algum cidadão ou se o meliante apresentar alguma ameaça. Também é permitido atirar pra fundir o veículo do(s) meliante(s), mas não mata-los caso não possua algum critério que foi citado.
Art.31.1 Armas na mão, encostar muito perto após o /m pedindo para se afastar, suspeitos de serem amigos do meliante procurado tudo isso e entre outras coisas pode acarretar a ações de "ameaças".
Art.31.2 Caso o jogador em perseguição roubar uma viatura policial, a polícia pode automaticamente atirar para matar, mesmo se o procurado estiver desarmado.
Art.32 DETRAN e Policiais só poderão multar o veículo (/multarv) quando o cidadão não for encontrado próximo ao veículo. Caso contrário terão de fazer abordagem normal no cidadão e aplicar a multa (/multar).
Art.33 Em caso de uma invasão de HQ no Quartel do Exército feita por alguma organização criminosa, o Exército tem total liberdade para utilizar veículos como Tanque, Hydra e Hunter para abater os invasores.

Art.1 As corrupções feitas pelo Governo deve ser feita de maneira passiva e não abusiva, caso um jogador seja lezado sendo obrigado a pagar uma propina maior que o valor almejado pelo fórum, o jogador deverá denúnciar o policial no fórum.
Art.2 As corrupções só podem ser feitas em casos como:
1 - Prender o procurado, os policiais podem exigir uma quantia de dinheiro de até R$2.000 por cada estrela para não prender o procurado.
2 - Blitz, poderão exigir um dinheiro de no máximo R$1.500 para não aplicar a multa ou exigir dinheiro para deixar o jogador passar.
3 - Aplicar /su ou apreender algum tipo de material ilegal, como: Armas, Dinamites, Insumos, Drogas, Etc. Valor máximo que poderão exigir é de R$800,00
5 - Apreender carro, o DETRAN também poderá fazer parte dessa corrupção, entretanto só se for para cobrar um preço de até R$4.000 para não apreender o carro do jogador.
7 - Limpar ficha, os políciais só podem exigir uma quantia de dinheiro de até R$80.000 para limpar a ficha do level 1 ao 10.
Art.3 Os preços acima devem ser respeitados e caso um jogador tente passar a perna em outro cobrando um valor maior dos estabelecidos acima, este jogador será punido.
Art.4 Em caso de Blitz, os policiais só poderão exigir uma quantia a mais em dinheiro caso forem em locais pouco movimentados ou em becos de favelas, etc. Blitz em avenidas e locais movimentados o preço terá que ser o da tabela acima.
Art.4.1 Só poderão cobrar até R$5.000 em locais pouco movimentados.
Art.5 Não é permitido limpar ficha de um jogador acima do level 10.
Art.7 Caso um policial faça uma ação corrupta com um jogador, o jogador tem direito de printar e denúnciar para o líder da organização.
Art.7.1 Caso o líder da organização seja imparcial, o jogador poderá denunciar para a Polícia Federal.
Art.8 Caso a PF receba relatos de corrupções, ela tem por obrigação investigar e repassar para o Governo, após 10 relatos repassados à PF, o Governo poderá entrar em contato com a Administração e reinvidicar a retirada do líder.
Art.8.1 O Governo também poderá pedir dinheiro em troca de zerar todos os relatos passados à eles pela PF, com o valor máximo de R$500.000,00.

Art.1 Todas as organizações governamentais estão proibidas usar o transporte de passageiros na mala.
Art.2 Os policiais não podem transportar procurados na mala. Caso a viatura esteja lotada, libere uma vaga ou utilize o enforcer.
Art.3 Outras organizações poderão utilizar, mas se um policial ver ele poderá aplicar uma multa (direção perigosa) e dar ordem para sair.
Art.3.1 Caso o Policial obrigue o suspeito a ir na mala, será considerado Abuso de poder.
Art.4 O limite máximo de players na mala são 3 pessoas, caso estiver 4 ou mais todos que estiverem na mala serão punidos.

Art.1 Só é permitido abrir uma boca de fumo com 2+ Players.
Art.2 Qualquer gangster dentro da área da boca de fumo esta sujeito a levar su trafico e drogas.
Art.3 Cop não é obrigado mandar voz para aplicar o Su Trafico em todos que estiverem na área da boca.
Art.4 Para abrir a boca de fumo o Gangster é obrigado a ter Drogas para vender! Abrir boca de fumo sem drogas é sujeito a punição.
Art.5 Os policiais não conseguem dominar a área da boca de fumo nem outra Gang, os policiais deverão invadir a boca com 3+ membros e manter a área em segurança ate o termino do tempo, a organização cop poderá enviar um /gov com o balanço da operação.
Art.5.1 A boca fecha automaticamente ao termino do tempo que o gangster colocou.
Art.6 Quando Um Gang abrir a boca, outra gang poderá chegar matando o mesmo e assumir a boca de fumo. Lembrando só poderá invadir a boca de fumo com 2+ membros da mesma org, e com drogas para vender.
Art.7 Os players que abrirem a boca de fumo deverão permanecer nela ate o fim da mesma, mesmo morrendo devera voltar e tentar controlar sua boca de fumo.
Art.8 Não é permitido abrir boca de fumo e não permanecer no local até o término do tempo.

Art.1 Para que ocorra o assalto e/ou sequestro é obrigatório que mandem a pelo menos 3 voz para que a vítima tenha tempo de alguma reação, após isso utilizar o /assaltar ou /sequestrar na vítima.
Art.2 No ato do assalto fica opcional a vítima reagir, porém, vale ressaltar que se houver a morte da vítima, ela ficará inconsciente durante 1 minuto no hospital, mesmo que tenha plano de saúde. Além disso perde todo o seu dinheiro que carrega.
Art.2.1 Já no ato do sequestro a vítima pode tentar fugir caso ela esteja em algum veículo, se ela estiver a pé ela é obrigada a se entregar.
Art.3 No ato do assalto fica por opção do meliante matar ou não a vítima "após" o assalto.
Art.3.1 Já no ato do sequestro o meliante não pode matar a vitima, se ela estiver fugindo num veículo basta estourar o veículo da vítima que ela é obrigada a se render.
Art.4 Para assaltar não necessita de um grupo, apenas duas pessoa. Já para sequestrar necessita de 3 ou mais jogadores.
Art.5 É obrigatório uso de "carro" de 4 portas para efetuar um sequestro.
Art.6 Ao quebrar o veículo dos sequestradores a caminho do cativeiro a libertação da vítima é obrigatória. Exceto se os sequestradores estiverem em 2 veículos.
Art.7 Proibido sequestrar ou assaltar em combate. Se você tiver trocando tiros com uma pessoa já estando em combate, não poderá vir dar voz de sequestro ou assalto.
Art.8 Caso haja troca de tiros entre a Polícia x Bandidos a vítima poderá fugir.
Art.8.1 Em caso de sequestro, se a vítima já estiver no carro dos sequestradores ela não poderá sair, somente se a policia mandar pelo /m.
Art.9 É permitido assaltar e/ou sequestrar em qualquer local incluindo interiores, exceto em HQ's, Departamentos de Policias, DETRAN, Hospitais, Spawn Civil, Prefeitura e Praça da Prefeitura.
Art.9.1 Caso você deu voz de assalto/sequestro na vítima e ela correu para algum desses locais citados acima, o assalto/sequestro continua valendo, mas é necessário ter prints comprovando o ato.
Art.10 Em caso de sequestro, os sequestradores só poderão matar a vítima caso receber o /su sequestro ou caso a negociação não seja feita após o tempo indicado pelo anúncio.
Observação¹: A vítima também pode ser morta caso tente fugir dos sequestradores.
Observação²: Se os sequestradores matarem a vítima eles não terão o direito de denuncia-la ou chamar um administrador para puni-la por ant-rpg.
Observação³: O tempo limite de duração do sequestro é de no máximo 15 Minutos e não poderão matar o refém antes disso. Art.11 Não é permitido assaltar/sequestrar jogadores de jetpack, contudo se a pessoa estiver no chão a rendição é obrigatória.
Art.12 Só poderá assaltar a mesma vítima a cada 2 horas.
Art.13 Só poderão sequestrar a mesma vítima a cada 1 hora.
Art.14 É proibido assaltar e/ou sequestrar novatos entre o level 1~3.
Art.15 Não será permitido ter dois sequestros ao mesmo tempo.
Exemplo: Uma organização Gangster faz um sequestro, outra organização mesmo que seja de tipo diferente não poderá fazer ao mesmo tempo.
Art.16 Só será permitida a negociação após o primeiro anúncio dos sequestradores.
Art.17 Após colocar o refém no /jaula é obrigatório mandar o /ang avisando o ID do refém, Org do Refém e o Preço.
Art.18 Após o refém entrar dentro do veículo ele não poderá regir de forma alguma.
Art.19 Não será permitida a troca de cativeiro após o anúncio no /ang.
Art.20 Caso o sequestro for pago com sucesso, deve-se liberar o refém e deixa-lo ir sem feri-lo.
Art.20.1 Essa regra não se aplica caso o polical tentar alguma coisa de má fé.
Art.21 Só será permitido ferir ou matar alguém durante o sequestro caso tentem alguma coisa.
Art.22 A ORG do sequestrado só deve engajar numa tentativa de resgate se estiver em 3+ membros e o líder/sub, totalizando 4 players.
Art.23 Caso os sequestradores se sintam ameaçados, eles podem pedir para que os jogadores se afastem, caso a ordem não for acatada eles podem muito bem matar o refém ou apenas ferir como aviso.
Art.24 Não é permitido pedir nada em troca para mostrar o refém aos negociadores, é de direito deles verem.
Art.25 É obrigatório mostrar o refém para o policial que veio negociar o sequestro.
Art.26 Não será permitido ferir ou matar o policial da negociação, apenas se o mesmo tentar intervir.
Art.27 Policiais só podem tentar intervir o sequestro caso estejam com 3+ membros.
Art.28 Nas tentativas de resgate ao refém devem-se sempre usar o /m antes de abrir fogo contra os sequestradores.
Art.29 No caso do uso do /su seq não é obrigatório aplicar o /m.
Art.30 Em caso de um sequestro com membro de organização governamental, o governo tem como obrigação pagar o sequestro.
Art.30.1 O pagamento só poderá ser feito caso o líder e/ou sub-líder da organização autorize, e não for engajar uma tentativa de resgate.

Art.1 O Exército, tem permissão para utilizar veículos de guerra aéreos em todos os locais do jogo, podendo abater veículos aéreos e proteger a cidade, contudo não é permitido pousar em locais públicos.
Art.2 Os terroristas não podem trazer veículos de guerra para dentro da cidade, para isso deverão anunciar um atentado com o /ang.
Art.2.1 Os atentados deverão ser organizados e em um local fixo, não é pra sair andando com os veículos pela cidade atirando em todos os civis.
Art.3 O Tanque do exército, só deverá ser utilizado dentro da cidade para conter algum atentado ou em caso de alguma operação.

Art.1 É permitido aos Policiais fazerem rondas dentro dos territórios, podendo abordar, revistar e prender.
Art.1.1 Para abordar e revistrar é necessário ter 4+ policiais.
Art.2 Para os policiais efetuarem uma operação é necessário 4+ membros.
Art.2.1 Não é necessário enviar o /gov avisando que irão fazer operação no TR, mas após /do é obrigatório enviar o /gov informando o inicio da operação.
Art.2.2 Em operações somente é permitido duas organizações policiais se ajudarem, podendo também pedir apoio aos paramédicos.
Art.3 Exército pode utilizar o Tanque em operações nos Territórios apenas para servir como barreira. Entretanto poderão abrir fogo contra quem atirar no tanque.
Art.3.1 No deslocamento para a operação em algum território, caso haja tentativa de abate ao tanque, o motorista do tanque poderá atirar com o tanque no jogador que efetuar a tentativa de abate.
Art.3.2 O motorista só não poderá abrir fogo na: Prefeitura, DP, Praça da Prefeitura, Spawn Civil e Hospitais, pois são locais movimentados e deve-se preservar a vida do civil.
Art.3.3 Membros do Exército podem surfar no tanque no trajeto da HQ ao Território e durante o tempo da operação.
Art.4 Nenhuma organização criminosa pode se ajudar no território, apenas Mercenários poderão ajudar.
Art.4.1 Mercenários só podem ajudar organizações cujo eles tem contrato a partir do /ang da organização contratada informando que irá ajudar no território.
Art.5 Não pode matar após o comprador ter adquirido o produto.
Observação: Caso ele seja morto enquanto estiver tendo troca de tiro essa regra não é válida.
Art.6 Sempre que as organizações criminosas forem enviar algum /ang, deve-se conter o produto que está sendo vendido.
Art.7 Não é permitido matar o jogador simplesmente porquê entrou no território, só será permitido matar em legítima defesa.
Observação: Em caso de organização rival essa regra não se aplica.

Art.1 Não é permitido a criação de organização com nomes asneiros, ofensivos, etc.
Art.1.1 O nome da organização deve ser de modo "RPG" sem nomes "irreais".
Art.2 O líder deve organizar e manter a ordem dos membros dentro de sua org.
Art.2.1 Caso o membro leve alguma punição o respeito da organização abaixará.
Art.2.2 O respeito da organização serve para deixar a organização ativa, caso chegue a 0 a organização apagará.
Art.2.3 O líder deve manter a sua organização ativa, contudo, caso se ausente poderá perder reputação fazendo chegar a 0 e ter a exclusão da organização automaticamente.
Art.2.4 Os líderes e sub-líderes são livres para jogar em qualquer servidor que quiserem, mas caso tenham envolvimentos com a STAFF de algum outro servidor eles serão retirados e a organização deletada.
Art.3 O líder deve fazer testes rígidos contendo as regras do servidor.
Art.3.1 O líder poderá fazer suas regras internas ao seu gosto.